terça-feira, 12 de novembro de 2013

Visita técnica ao Quartel de Itu

Quarta-feira, 06 de novembro de 2.013, os aprendizes do Projeto Oficina Escola de Artes e Ofícios de Itu, acompanhados do Coordenador Geral do Projeto, e do Professor de Educação Patrimonial Turismólogo Fábio Luis Grizoto, realizaram uma visita técnica à edificação histórica do 2º. GAC L, Regimento Deodoro, conjunto arquitetônico tombado pelo Condephaat.

Foram recebidos pelo Cabo Cláudio e pelo Soldado Leonardi, este último o antigo Aprendiz André Luiz Leonardi do Projeto Oficina Escola de Itu, que deixou nosso programa para engajar-se no Exército Brasileiro.


O conjunto arquitetônico visitado foi construído em 1872 pela Companhia de Jesus para aí instalar o Colégio São Luiz, hoje em São Paulo. Em 1917, com a transferência desse estabelecimento de ensino para aquela cidade o Exército Brasileiro passou a ocupar as instalações onde está até hoje.


O Cabo Cláudio guia os aprendizes do Projeto através das instalações históricas 
do Regimento Deodoro. Ao fundo o Soldado Leonardi.

A primeira parte da visita foi conduzida pelo Cabo Cláudio que levou nossos aprendizes para conhecer o acervo histórico do Regimento Deodoro, a Igreja de São Luiz Gonzaga, onde estão os Passos da Paixão de Cristo, imagens históricas restauradas em 2007/2008 por Aprendizes do Projeto oriundos da 11ª. Bateria de Artilharia Anti-Aérea Leve, baseada nas mesmas instalações que o Regimento Deodoro.

Esses aprendizes, Fabrício e Anderson, tinham na sua unidade de origem os nomes de guerra de Soldado Paiva e Soldado Caldas. Seu trabalho de restauração das imagens históricas trazidas da França há mais de 100 anos para o Convento das Irmãs de São José de Chambéry, foi reconhecido e elogiado em ofício do então Comandante do 2º. GAC L, Cel. Ex. Carlos Sérgio Câmara Saú, documento esse dirigido ao Projeto Oficina Escola de Artes e Ofícios de Itu.


 O Cabo Cláudio apresenta aos aprendizes do Projeto a Igreja de São Luiz Gonzaga parte das instalações históricas do 2º. GAC L. Ao lado do Cabo Cláudio o Soldado Leonardi antigo Aprendiz André Luiz Leonardi.

A seguir os aprendizes foram levados até o Museu do Regimento onde o Professor de Educação Patrimonial do Oficina Escola de Itu, Turismólogo Fábio Luis Grizoto assumiu a condução da visita.

O Turismólogo Fábio Luis Grizoto dá explicações aos aprendizes sobre as peças expostas no museu do Regimento Deodoro. De costas o Soldado Leonardi.

Encerrando a visita técnica os aprendizes puderam fazer seu lanche no Cassino dos Sargentos gentilmente cedido pelo Senhor Comandante do 2º. GAC L Ten. Cel. Ex. Fernando Bartholomeu Fernandes a quem muito agradecemos.

sexta-feira, 1 de novembro de 2013

Uma visita muito especial

Quinta-feira, 24 de outubro o de 2.013. O Projeto Oficina Escola de Artes e Ofícios de Itu recebeu a visita da Profª. Zélia Vaccari Gomes, Presidente do Conselho Deliberativo do Fundo de Solidariedade Social de Itu - FUNSSOL.
Durante o período em que esteve em nossas instalações a Presidente do Funssol esteve acompanhada da sua Assessora Rosana Tavares, dos voluntários do Projeto, Profª. Maria da Glória “Gogó” Ramalho De Vecchi, Prof. Daniel Dias de Moraes, Turism. Fábio Luis Grizoto, Adm. Roberta Lucchesi, Dr. João Carlos Rodrigues, Presidente Licenciado da entidade mantenedora do Projeto Oficina Escola, do Diretor da Guarda Civil Municipal Clemente Bortoletto Filho, do representante do Sr. Secretario Municipal de Turismo, Lazer e Eventos e Diretor de Turismo de Itu, Benedito Ramos da Silva, do Coordenador do Projeto Raul de Souza Almeida e dos aprendizes Alexandre Ferreira da Silva Júnior, Fernando Santos Silva, Igor Alves Neris, Jefferson Aparecido Lopes Tomé, Jeiel Lino dos Santos Ramos, Nickson Maxwell Santos Sembenelli, Pedro Vinicius da Silva.

A Profª. Zélia conheceu as instalações do Projeto ou seja, a Oficina de Marcenaria Leve, o Laboratório de Informática e as salas de aula, tendo assinado a lista honorária de presença.


A Profª Zélia Vaccari Gomes assinando a lista honorária de presença

O representante dos aprendizes do Projeto, Jefferson Tomé apresentou à ilustre visitante os trabalhos de restauro feito em móveis antigos e em janelas e portas da sala de aula que será posteriormente incorporado às instalações do Oficina Escola.


O aprendiz Jefferson Aparecido Lopes Tomé, representante dos usuários do Projeto, 
explicando à Profª  Zélia os trabalhos de restauro de um bem móvel.


Também foram mostrados à Presidente os trabalhos de marchetaria cujos objetivos são o desenvolvimento das habilidades manuais dos aprendizes e o controle da ansiedade típica de sua adolescência.


A Presidente do Funssol examina os trabalhos de marchetaria dos aprendizes  do Projeto. 


O professor Daniel Dias de Moraes, de costas de camiseta azul, discorrendo sobre 
as atividades  desenvolvidas no Laboratório de Informática no Projeto

O ensino da informática aos aprendizes inicia-se pelos programas do Office 2010 doados pela Microsoft, para numa segunda etapa abranger o AutoCad. Visa a elaboração de projetos de restauração (memoriais descritivos, memoriais de cálculo, plantas e cortes) de construções tombadas, nos quais eles irão desenvolver suas atividades práticas.

A seguir a Profª Zélia Vaccari Gomes assistiu a uma apresentação em power-point das atividades e realizações do Projeto Oficina Escola desde de sua criação em Itu no ano de 2006, até os dias atuais.

A Profª Maria da Glória “Gogó” Ramalho De Vecchi conversa com a ilustre visitante 
antes da apresentação, em power-point,  do histórico do Projeto 

Finalizando sua visita, pode ela conhecer a sala cujas esquadrias estão sendo restauradas pelos aprendizes do Projeto sob a orientação do Mestre Restaurador Carlos Alberto dos Santos, responsável pela oficina de marcenaria leve.

Nota : por uma questão de ética, antes de postarmos esta matéria submetemos seu conteúdo à Profª. Zélia Vaccari Gomes cuja resposta, dada através de e-mail e que reproduzimos abaixo, deixou-nos muito estimulados.

“Boa tarde Sr.Raul!
Fiquei emocionada com o Blog que o Sr. montou e com as palavras que escreveu!
Adorei a visita onde constatei, que o trabalho que vocês realizam é bem interessante, e pude notar que os adolescentes, podem realmente se capacitar nesta profissão de restaurador.
Gostei do que presenciei, vi que é um trabalho sério e de pessoas competentes.
Quanto ao nome da Rosana é Rosana Tavares e não é professora e sim minha Assessora, do mais está tudo correto.
Obrigada pelo carinho e pela recepção.
Abraços” 

Fotos e texto: Raul Almeida