OFICINA DE EDUCAÇÃO PATRIMONIAL
Na segunda feira, 16 de setembro, os aprendizes do Projeto Oficina Escola de Itu, acompanhados pelo Turismólogo Fábio Luis Grizoto, professor de Educação Patrimonial, participaram de uma Oficina de Educação Patrimonial na Chácara do Rosário em Itu.
Vista frontal da sede da Chácara do Rosário
A sede da propriedade rural em estilo bandeirista, um marco da arquitetura colonial brasileira, data de 1756. Desde então pertence a mesma família que a preserva através dos tempos passando pelos ciclos econômicos da cana de açúcar e do café.
Atualmente é destinada às atividades de turismo rural e educacional confirmando o que estudos e documentos oficiais da UNESCO determinam de que patrimônio cultural também é possível ser preservado mediante sua exploração turística.
Interior da sede da Chácara do Rosário
Os aprendizes do Projeto Oficina Escola foram recebidos pelo Engº João Baptista Mattos Pacheco Neto, que conduziu a visitação instruindo-os e informando-os acerca dos fatos marcantes ocorridos ao longo dos 257 anos da existência daquela propriedade, bem como das características arquitetônicas e construtivas da casa sede, da moenda de cana e demais construções históricas ali existentes.
Aprendizes ouvem o Engº João Pacheco na antiga moenda de cana
Durante a realização da Oficina, o Engº João Pacheco mostrou aos visitantes os restauros feitos na sede bem como os locais que necessitam de intervenções de restauro devido a utilização de materiais e técnicas inadequados utilizados em tempos passados.
O anfitrião no sótão da sede dando informações técnicas sobre
as características construtivas da estrutura de madeira do telhado.
Nossos agradecimentos ao Engº João Pacheco por ter gentilmente recebido mais uma vez nossos aprendizes. Suas explicações à respeito da Propriedade Histórica Rural Chácara do Rosário foram de grande importância.