terça-feira, 12 de novembro de 2013

Visita técnica ao Quartel de Itu

Quarta-feira, 06 de novembro de 2.013, os aprendizes do Projeto Oficina Escola de Artes e Ofícios de Itu, acompanhados do Coordenador Geral do Projeto, e do Professor de Educação Patrimonial Turismólogo Fábio Luis Grizoto, realizaram uma visita técnica à edificação histórica do 2º. GAC L, Regimento Deodoro, conjunto arquitetônico tombado pelo Condephaat.

Foram recebidos pelo Cabo Cláudio e pelo Soldado Leonardi, este último o antigo Aprendiz André Luiz Leonardi do Projeto Oficina Escola de Itu, que deixou nosso programa para engajar-se no Exército Brasileiro.


O conjunto arquitetônico visitado foi construído em 1872 pela Companhia de Jesus para aí instalar o Colégio São Luiz, hoje em São Paulo. Em 1917, com a transferência desse estabelecimento de ensino para aquela cidade o Exército Brasileiro passou a ocupar as instalações onde está até hoje.


O Cabo Cláudio guia os aprendizes do Projeto através das instalações históricas 
do Regimento Deodoro. Ao fundo o Soldado Leonardi.

A primeira parte da visita foi conduzida pelo Cabo Cláudio que levou nossos aprendizes para conhecer o acervo histórico do Regimento Deodoro, a Igreja de São Luiz Gonzaga, onde estão os Passos da Paixão de Cristo, imagens históricas restauradas em 2007/2008 por Aprendizes do Projeto oriundos da 11ª. Bateria de Artilharia Anti-Aérea Leve, baseada nas mesmas instalações que o Regimento Deodoro.

Esses aprendizes, Fabrício e Anderson, tinham na sua unidade de origem os nomes de guerra de Soldado Paiva e Soldado Caldas. Seu trabalho de restauração das imagens históricas trazidas da França há mais de 100 anos para o Convento das Irmãs de São José de Chambéry, foi reconhecido e elogiado em ofício do então Comandante do 2º. GAC L, Cel. Ex. Carlos Sérgio Câmara Saú, documento esse dirigido ao Projeto Oficina Escola de Artes e Ofícios de Itu.


 O Cabo Cláudio apresenta aos aprendizes do Projeto a Igreja de São Luiz Gonzaga parte das instalações históricas do 2º. GAC L. Ao lado do Cabo Cláudio o Soldado Leonardi antigo Aprendiz André Luiz Leonardi.

A seguir os aprendizes foram levados até o Museu do Regimento onde o Professor de Educação Patrimonial do Oficina Escola de Itu, Turismólogo Fábio Luis Grizoto assumiu a condução da visita.

O Turismólogo Fábio Luis Grizoto dá explicações aos aprendizes sobre as peças expostas no museu do Regimento Deodoro. De costas o Soldado Leonardi.

Encerrando a visita técnica os aprendizes puderam fazer seu lanche no Cassino dos Sargentos gentilmente cedido pelo Senhor Comandante do 2º. GAC L Ten. Cel. Ex. Fernando Bartholomeu Fernandes a quem muito agradecemos.

sexta-feira, 1 de novembro de 2013

Uma visita muito especial

Quinta-feira, 24 de outubro o de 2.013. O Projeto Oficina Escola de Artes e Ofícios de Itu recebeu a visita da Profª. Zélia Vaccari Gomes, Presidente do Conselho Deliberativo do Fundo de Solidariedade Social de Itu - FUNSSOL.
Durante o período em que esteve em nossas instalações a Presidente do Funssol esteve acompanhada da sua Assessora Rosana Tavares, dos voluntários do Projeto, Profª. Maria da Glória “Gogó” Ramalho De Vecchi, Prof. Daniel Dias de Moraes, Turism. Fábio Luis Grizoto, Adm. Roberta Lucchesi, Dr. João Carlos Rodrigues, Presidente Licenciado da entidade mantenedora do Projeto Oficina Escola, do Diretor da Guarda Civil Municipal Clemente Bortoletto Filho, do representante do Sr. Secretario Municipal de Turismo, Lazer e Eventos e Diretor de Turismo de Itu, Benedito Ramos da Silva, do Coordenador do Projeto Raul de Souza Almeida e dos aprendizes Alexandre Ferreira da Silva Júnior, Fernando Santos Silva, Igor Alves Neris, Jefferson Aparecido Lopes Tomé, Jeiel Lino dos Santos Ramos, Nickson Maxwell Santos Sembenelli, Pedro Vinicius da Silva.

A Profª. Zélia conheceu as instalações do Projeto ou seja, a Oficina de Marcenaria Leve, o Laboratório de Informática e as salas de aula, tendo assinado a lista honorária de presença.


A Profª Zélia Vaccari Gomes assinando a lista honorária de presença

O representante dos aprendizes do Projeto, Jefferson Tomé apresentou à ilustre visitante os trabalhos de restauro feito em móveis antigos e em janelas e portas da sala de aula que será posteriormente incorporado às instalações do Oficina Escola.


O aprendiz Jefferson Aparecido Lopes Tomé, representante dos usuários do Projeto, 
explicando à Profª  Zélia os trabalhos de restauro de um bem móvel.


Também foram mostrados à Presidente os trabalhos de marchetaria cujos objetivos são o desenvolvimento das habilidades manuais dos aprendizes e o controle da ansiedade típica de sua adolescência.


A Presidente do Funssol examina os trabalhos de marchetaria dos aprendizes  do Projeto. 


O professor Daniel Dias de Moraes, de costas de camiseta azul, discorrendo sobre 
as atividades  desenvolvidas no Laboratório de Informática no Projeto

O ensino da informática aos aprendizes inicia-se pelos programas do Office 2010 doados pela Microsoft, para numa segunda etapa abranger o AutoCad. Visa a elaboração de projetos de restauração (memoriais descritivos, memoriais de cálculo, plantas e cortes) de construções tombadas, nos quais eles irão desenvolver suas atividades práticas.

A seguir a Profª Zélia Vaccari Gomes assistiu a uma apresentação em power-point das atividades e realizações do Projeto Oficina Escola desde de sua criação em Itu no ano de 2006, até os dias atuais.

A Profª Maria da Glória “Gogó” Ramalho De Vecchi conversa com a ilustre visitante 
antes da apresentação, em power-point,  do histórico do Projeto 

Finalizando sua visita, pode ela conhecer a sala cujas esquadrias estão sendo restauradas pelos aprendizes do Projeto sob a orientação do Mestre Restaurador Carlos Alberto dos Santos, responsável pela oficina de marcenaria leve.

Nota : por uma questão de ética, antes de postarmos esta matéria submetemos seu conteúdo à Profª. Zélia Vaccari Gomes cuja resposta, dada através de e-mail e que reproduzimos abaixo, deixou-nos muito estimulados.

“Boa tarde Sr.Raul!
Fiquei emocionada com o Blog que o Sr. montou e com as palavras que escreveu!
Adorei a visita onde constatei, que o trabalho que vocês realizam é bem interessante, e pude notar que os adolescentes, podem realmente se capacitar nesta profissão de restaurador.
Gostei do que presenciei, vi que é um trabalho sério e de pessoas competentes.
Quanto ao nome da Rosana é Rosana Tavares e não é professora e sim minha Assessora, do mais está tudo correto.
Obrigada pelo carinho e pela recepção.
Abraços” 

Fotos e texto: Raul Almeida

segunda-feira, 28 de outubro de 2013

Livros do Museu da Casa Brasileira


O MCB - Museu da Casa Brasileira,   por meio de seu Coordenador de Pesquisa e Documentação, Sr. Wilton Guerra,  através de contato feito  pela Profª. Silvana Novelli junto à esta Instituição, fez a doação de 10 exemplares de suas publicações para a biblioteca do Projeto Oficina Escola.



Os Títulos:

Coleção Equipamentos usos e Costumes ( 5 volumes)
Coleção MCB
Casas do Brasil – Casa Ribeirinha
Casas do Brasil – Barraca Cigana
Casas do Brasil – Casa Xinguana
Patrimônio Paulista Litoral e Vale
Patrimônio da Metrópole
16 ao 20 Premio Design
21 ao 25 Premio Design
Desenho Anonimo

 Coleção Equipamentos, Usos e Costumes da Casa Brasileira




Em reconhecimento a partir de agora o Museu da Casa Brasileira passa a fazer parte de nossa lista “Colaboradores e Parcerias”.

Fotos: Silvana Novelli

quarta-feira, 9 de outubro de 2013

Doação de Nota Fiscal Paulista


Durante o corrente ano de 2013 a empresa CONSTRUTECA MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO, localizada à Rua Eugênio Fonseca 440, Jardim Aeroporto, Itu/SP, telefone (11) 4024-6205, vem destinando suas notas fiscais para nosso Projeto Oficina Escola de Artes e Oficios de Itu no Programa Nota Fiscal Paulista promovido pela Secretaria dos Negócios da Fazenda do Estado de São Paulo.

Na foto, da esquerda para a direita, Viviane Aranha, Selma Lahoz, 
seu filho Vinicios e Patricia Francísco


Esse gesto de desprendimento por parte da proprietária da CONSTRUTECA, Sra. Selma Lahoz Garcia Adams, foi possível graças ao trabalho das formandas de 2012 da Faculdade Prudente de Moraes, Viviane de Cássia Rodrigues Aranha e Patrícia Caroline Francisco cujo TCC, Trabalho de Conclusão de Curso, versou sobre o nosso Projeto Oficina Escola.

A todas elas o nosso muito obrigado!


terça-feira, 24 de setembro de 2013

Visita à Chácara do Rosário em Itu

OFICINA DE EDUCAÇÃO PATRIMONIAL

Na segunda feira, 16 de setembro, os aprendizes do Projeto Oficina Escola de Itu, acompanhados pelo Turismólogo Fábio Luis Grizoto, professor de Educação Patrimonial, participaram de uma Oficina de Educação Patrimonial na Chácara do Rosário em Itu.

Vista frontal da sede da Chácara do Rosário

A sede da propriedade rural em estilo bandeirista, um marco da arquitetura colonial brasileira, data de 1756. Desde então pertence a mesma família que a preserva através dos tempos passando pelos ciclos econômicos da cana de açúcar e do café.
Atualmente é destinada às atividades de turismo rural e educacional confirmando o que estudos e documentos oficiais da UNESCO determinam de que patrimônio cultural também é possível ser preservado mediante sua exploração turística.

 Interior da sede da Chácara do Rosário

Os aprendizes do Projeto Oficina Escola foram recebidos pelo Engº João Baptista Mattos Pacheco Neto, que conduziu a visitação instruindo-os e informando-os acerca dos fatos marcantes ocorridos ao longo dos 257 anos da existência daquela propriedade, bem como das características arquitetônicas e construtivas da casa sede, da moenda de cana e demais construções históricas ali existentes.

Aprendizes ouvem o Engº João Pacheco na antiga moenda de cana

Durante a realização da Oficina, o Engº João Pacheco mostrou aos visitantes os restauros feitos na sede bem como os locais que necessitam de intervenções de restauro devido a utilização de materiais e técnicas inadequados utilizados em tempos passados.

O anfitrião no sótão da sede dando informações técnicas sobre 
as características construtivas da estrutura de madeira do telhado.


Nossos agradecimentos ao Engº João Pacheco por ter gentilmente recebido mais uma vez nossos aprendizes. Suas explicações à respeito da Propriedade Histórica Rural Chácara do Rosário foram de grande importância.

terça-feira, 10 de setembro de 2013

Aula prática de restauro


CEUNSP - CENTRO UNIVERSITÁRIO NOSSA SENHORA DO PATROCÍNIO

CAMPUS - I

AULA PRÁTICA DE RESTAURAÇÃO DO PROJETO

No dia 21 de agosto, os aprendizes do Projeto Oficina Escola de Artes e Ofícios de Itu, sob a orientação do Restaurador e Prof Sidney José Fischer acompanhado pela Pós-Graduanda em Restauro de Arquitetura Profª Silvana Novelli, voluntária do Oficina Escola e do Coordenador Geral do Projeto, Engº Raul de Souza Almeida, tiveram sua primeira aula prática de restauro.

O Prof Sidney dando orientações sobre restauro

Em uma sala da edificação de propriedade do CEUNSP, tombada pelo CONDEPHAAT, o Prof. Sidney deu as primeiras noções de prospecção denominada pesquisa de camadas pictóricas por prospecção estratigráfica, podendo então os aprendizes constatar a existência de elementos decorativos sob as pinturas mais recentes e as cores originais nos ambientes internos da edificação.

Os aprendizes em atividade

Contratado pelo IPHAN, o Restaurador Sidney Fischer foi responsável pela decapagem das sobrepinturas da Igreja Nossa Senhora da Candelária, Matriz de Itu, revelando afinal a pintura original.

Na foto acima, o trabalho de Sidney Fischer no interior da Igreja Matriz de Itu.



A realização da aula prática só foi possível graças a autorização do Prof. Hércules Ferrari Domingues da Silva, Diretor do Campus I do CEUNSP, a quem agradecemos a oportunidade, esperando poder estabelecer uma parceria mais ampla em futuro próximo.

sábado, 17 de agosto de 2013

Projeto é cadastrado no Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).


Dr. FLÁVIO ANTUNES e uma ação bem sucedida



A 16 de março de 2011 nosso Diretor
Financeiro Dr. Flávio Antunes (OAB/SP
28.335), na qualidade
de advogado e procurador da Associação Projeto Oficina Escola de Artes e
Ofícios de Itu, protocolou junto à 3ª. Vara Cível do Fórum da Comarca de Itu
ação contra a empresa B2W – Companhia Global do Varejo
 (americanas.com). Exigia então a
emissão de nova nota fiscal, relativa à compra de 12 computadores de mesa, em
conformidade com orçamento inicial por ela apresentado para atender exigências
do Governo do Estado de São Paulo no cumprimento do convênio de transferência
de recursos financeiros SEADS 1.195/2.010, convênio esse assinado entre o
mencionado Poder Executivo e a Associação Projeto Oficina Escola de Artes e
Ofícios de Itu, entidade mantenedora do projeto de mesmo nome. O fato da nota
fiscal da americanas.com divergir do orçamento por ela apresentado tornava a
Associação inadimplente perante aquele Poder Executivo, impedindo-a de
conveniar-se outras vezes com o mesmo, anulando também o convênio SEADS
1.195/2.010 obrigando-se a Associação a devolver a verba empenhada, e já
desembolsada, para a aquisição de vários equipamentos para suas oficinas.


A 14 de novembro de 2.012 o
Meritíssimo Juiz de Direito Dr. Fernando França titular da 3ª. Vara do Fórum da
Comarca de Itu deferiu o pedido da reclamante obrigando a Americanas.com a
emitir nova nota fiscal em acordo com o orçamento inicial apresentado, e
obrigando a ré ao pagamento, a título de reparação, de danos morais.


O fato foi noticiado no Jornal
Periscópio em sua edição de 17 de dezembro de 2.012.


A 10 de junho de 2.013 a Associação
recebeu do fornecedor, a título de compensação por danos morais, ainda na mesma
ação, R$ 7.261,69 (sete mil duzentos e sessenta e um reais e sessenta e nove
centavos) que foram integralmente depositados na conta da Associação Projeto
Oficina Escola de Artes e Ofícios.














Na foto acima o Dr. Flávio Antunes, a quem somos muito agradecidos, que advogou com extrema competência nossa causa, engrandecendo seu trabalho com um gesto nobre: a doação de seus serviços. 


segunda-feira, 29 de abril de 2013

Imagem de São José de Chambéry será restaurada


A imagem de São José de Chambéry faz parte do conjunto arquitetônico projetado em 1935 pelo construtor Luís D'Onófrio. A construção teve início em 1940 e foi concluída em 1943.
O edifício serviu a várias finalidades em diversas épocas. Em 1944, recebeu as instalações do juvenato, noviciado e cenáculo (casa de repouso) das Irmãs de São José de Chambéry. Atualmente pertence à Prefeitura Municipal de Itu e abriga as instalações de salas de aula do Projeto Oficina Escola de Artes e Ofícios da cidade.



A imagem, assim como todo o conjunto arquitetônico, é tombada pelo CONDEPHAAT, Órgão de Preservação Estadual.  Sendo de relevante interesse histórico,  receberá os devidos cuidados de limpeza, tratamento de estrutura interna, contenção de trincas e pintura segundo a cor original - obtida com um minucioso trabalho de prospecção. Ao final do restauro será aplicado o tratamento impermeabilizante adequado. 
O trabalho será realizado pela especialista em restauro Silvana Novelli, juntamente com os aprendizes do Projeto Oficina Escola.






Ofício do Secretário Municipal de Segurança Sr. Marco Antonio Augusto,   oficializando Canteiro-Escola nº.01

quarta-feira, 24 de abril de 2013

quinta-feira, 18 de abril de 2013

Aula de Informática


Hoje o Projeto tem 02 professores de informática : o estagiário Daniel Dias de Moraes, aluno da Fatec/Itu, que ministra aula no âmbito do Convênio assinado entre o Projeto e o Centro Paula Souza/Fatec-Itu, e o voluntário Marcos Vinicius Martins Vieira

Os softwares utilizados no Projeto são : Windows 8 e o aplicativo Office Plus 2.010, doados pela Microsoft dentro de seu programa mundial de apoio às entidades sociassistenciais sem fins lucrativos, por ela antecipadamente selecionadas e cadastradas.