terça-feira, 5 de setembro de 2006

Visita SENAI - MG

Presentes :

Pedagoga Giseli Canesso Moreira – Coordenadora a Nível Nacional do POEAO - Senai / MG
Supervisor Técnico Genilson Elias Pereira – Senai / MG
Engenheiro José Antonio Friguetto – POEAO – Santana de Parnaíba
Engenheiro Raul de Souza Almeida – Coordenador do POEAO – Itu
Pedagoga Elaine Marilia M. Tarchiani – Coordenadora Pedagógica do POEAO – Itu
Arquiteta Ana Paula Moraes Quinteiro Capelli – Coordenadora Técnica do POEAO – Itu
Professora Sandra Aparecida Morais – Senac / Sorocaba
Capitão PM Sérgio Ricardo Borges – Polícia Militar do Estado de São Paulo – 50º Batalhão/I – 1ª Cia.
Advogado Carlos Alberto D’Ambrósio – Presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Itu - Sincomércio
Soldado PM Lúcio V. Pivotto - Polícia Militar do Estado de São Paulo – 50º Batalhão/I – 1ª Cia.
Soldado do Exército Brasileiro Fabrício Paiva de Andrade – 11ª Bateria de Artilharia Anti-Aérea Leve
Engenheiro João Baptista Mattos Pacheco Neto – Protur
Professora Maria do Carmo da Costa Navarro e Rita – Sebrae/Itu
Engenheiro Antonio José do Amaral Moraes – Companhia Paulista de Força e Luz / Itu
Contador José Paulo Tarchiani – Escritório Tarchiani Contabilidade
Arquiteto Rodrigo Guitti Moraes – Convidado

Apresentadas a todos os presentes as instalações da sede do POEAO – Itu, e as obras em andamento.

A seguir todos os participantes da reunião apresentaram-se, e o Coordenador do Projeto em Itu deu as informações básicas sobre a colaboração de cada um dos presentes para a implantação do Projeto Oficina Escola e de sua característica de sustentação principalmente através da atividade privada. Foi enfatizada a importância dessa participação de caráter privado, comunitário e voluntário, e de seus efeitos duradouros.

Também foi informado aos presentes sobre a fundação da Associação sem fins lucrativos, em vias de organização, para dar sustentabilidade e operacionalidade ao POEAO – Itu. Teceu também comentários sobre a importante participação de entidades de ensino, tais como o Colégio Cidade de Itu – Anglo, Universidade de São Paulo, Senac - Sorocaba, Sesi - Itu e futuramente do Colégio São Luís – São Paulo.

Em seguida o Coordenador do Projeto em Itu falou sobre a inestimável contribuição de cada um dos presentes o que tem permitido uma evolução consistente e contínua do Projeto em Itu.

Posteriormente o Presidente do Sincomércio, Dr. Carlos Alberto D’Ambrósio ressaltou a importância do Projeto ter um caráter apolítico, o que tem permitido a obter a colaboração irrestrita de diferentes entidades, e da Comunidade Ituana.

A Representante do Senai – MG, Pedagoga Giseli Canesso Moreira, falou do caráter único e inovador do Projeto em Itu que está sendo implantado em bases sólidas, antes do início das atividades letivas, contando com importante participação da Comunidade Ituana, e da colaboração que sua entidade dará ao projeto em Itu. A seguir entregou ao Coordenador do POEAO em Itu, um CD-ROM contendo as apostilas elaboradas pelo Senai – MG necessárias ao funcionamento do Projeto em sua etapa inicial.

A seguir foi apresentado ao Supervisor Técnico do Senai/MG, Genilson Elias Pereira, o Projeto de intervenção no Centro Histórico de Itu.

Quanto ao processo de seleção dos aprendizes foi informado à Missão do Senai – MG que essa etapa será cumprida após o término próximo das obras, e a legalização da Associação que irá dar sustentabilidade ao Projeto em Itu permitindo a captação de recursos para pagar as bolsas - auxílio, refeições, vales transportes e o salário do Mestre que trabalhará no POEAO – ITU.

Nota : terminada a reunião a Pedagoga Giseli Canesso Moreira, antes da partida da Missão do Senai – MG para Iperó, enfatizou junto ao Coordenador do Projeto em Itu 03 pontos básicos para o bom andamento do Projeto :

1.- a interdependência entre as matérias lecionadas na primeira fase do Projeto;
2.- o acompanhamento do desempenho dos alunos e professores;
3.- a formação da equipe técnica do Projeto adquirindo-se conhecimento com os instrutores de Santana de Parnaíba enviados para ministrar aulas em Itu. Outra conseqüência dessa iniciativa será a redução dos custos operacionais do Projeto.

Também importante registrar nesta Ata que os representantes do Senai-MG aprovaram as instalações do Projeto Oficina Escola de Itu, e as obras de restauro executadas e em execução.



quinta-feira, 26 de janeiro de 2006

Comtur inicia levantamento

O Conselho Municipal de Cultura e Turismo de Itu (Comtur) realizou um levantamento dos prédios históricos que farão parte do Projeto Oficina Escola de Artes e Ofícios (POEAO). Aproximadamente 90 locais foram selecionados para serem restaurados por 80 jovens em condição social de risco.


O Conselho Municipal de Cultura e Turismo da Estância Turística de Itu (Comtur/Itu) realizou, nesta segunda e terça-feira, o levantamento dos prédios históricos que farão parte do Projeto Oficina Escola de Artes e Ofícios (POEAO), reconhecido internacionalmente. Aproximadamente 90 locais históricos, incluindo a Igreja de Santa Rita, foram selecionados e deverão ser restaurados pelos 80 jovens em condição social de risco a serem criteriosamente selecionados para participarem do projeto. Além de recuperar os edifícios de interesse histórico-cultural, os jovens passarão por um processo de conscientização de sua cidadania e de formação profissional, que os qualificará para o trabalho de restauro e os reintegrará à sociedade.
O convênio entre o Comtur/Itu e a prefeitura de Santana de Parnaíba, onde o POEAO obteve excelentes resultados, foi assinado em 7 de dezembro do ano passado. Nesta semana, representantes daquele município e integrantes do Comtur/Itu visitaram o eixo histórico, selecionaram os locais de intervenção e reuniram-se com o prefeito de Itu, Herculano Jr. Na reunião, o prefeito ofereceu todo o apoio necessário para a implantação do projeto na cidade, dando dimensão exata à iniciativa do Comtur/Itu, disponibilizando a estrutura e informações do poder público municipal para a efetiva implantação do projeto.
O coordenador nacional do POEAO, Júlio César Victória Barros, explicou que nesses dois dias foi feito um diagnóstico físico dos locais a receberem a intervenção. “Trabalhamos com módulos de 6 meses e pretendemos atender 80 jovens, com orientação do Senai. Estamos procurando um espaço físico e patrocínios para iniciar o projeto em Itu”. Os jovens alunos do projeto recebem, além de uma bolsa-auxílio durante todo o projeto, assistência na área de saúde, psicológica, psiquiátrica e odontológica.
O presidente do Comtur/Itu, Raul de Souza Almeida, enfatizou que se trata de um projeto de resgate de jovens, restauro do patrimônio e de enaltecimento do turismo. “Trata-se de um trabalho contínuo, com a efetiva participação da comunidade e do poder público, e por isso temos a certeza do sucesso desse empreendimento”, resumiu o presidente.


Objetivo
O Projeto Oficina Escola de Artes e Ofícios tem como objetivos resgatar jovens entre 14 e 20 anos em situação de risco social, oferecendo a esses jovens uma formação profissional para realizarem trabalho nas áreas de restauro, preservação e revitalização do patrimônio histórico-cultural de Itu, conscientizando-os sobre seus deveres e direitos como cidadão.
O projeto deverá iniciar suas atividades de preparação dos jovens na segunda quinzena de março. Dentre as ações já tomadas pelo Comtur/Itu, destacam-se a solicitação de inclusão do projeto na programação do Sebrae/2006, a abertura de negociações com a Federação do Comércio do Estado de São Paulo (Fecomércio) para incluir o projeto em seu Plano de Ações de Responsabilidade Social, a abertura de negociações com a Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) visando a implantação do projeto de Itu no Arranjo de Produtividade Local de Itu e Região e entendimentos com a Secretaria Municipal de Defesa do Cidadão de Itu para a aplicação de verbas concedidas pelo Ministério da Justiça para a inclusão social de menores em situação de risco.
O POEAO tem suportes de entidades nacionais, como IPHAN, Condephaat e Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (FIEMG), através do Senai, e internacionais como Centro Europeu de Restauração Schlöss Raesfeld (Alemanha), Instituto Politécnico de Arte, Arqueologia e Restauro de Tomar (Portugal), Escola Nacional de Artes e Ofícios Tradicionais (Portugal), Escola Profissionalizante de Desenvolvimento Rural de Serpa (Portugal), Direcção Geral de Edifícios e Monumentos Nacionais (Portugal).


Veja no site